Google consegue autorização para virar fintech e competir com bancos na Europa

O Banco Central da Lituânia publicou oficialmente na semana passada a concessão de licença ao Google para a emissão e o resgate de moeda eletrônica, bem como a prestação de serviços de pagamento e transferências bancárias. Com isso, a gigante da internet passa a ter condições de atuar como uma Fintech.

O documento publicado pelo BC lituano a respeito do assunto afirma que desenvolver um ambiente propício à concorrência e inovação no campo dos serviços financeiros é uma das orientações estratégicas da instituição até 2020.

“O final deste ano reflete nossos esforços e experiência dos últimos anos em desenvolver ativamente um ecossistema favorável às fintech na Lituânia. Nosso ambiente regulatório e os benefícios que ele oferece foram reconhecidos tanto por empresas iniciantes quanto por empresas de classe mundial”, disse o membro do conselho Marius Jurgilas.

O movimento abre as portas do sistema bancário europeu ao Google que repete os passos de outras gigantes da tecnologia como o Facebook, na Irlanda, e a Amazon, em Luxemburgo. Há duas semanas, a britânica Revolut, conhecida como a “Amazon dos bancos” também obteve uma licença para operar como banco na Europa.

A imprensa internacional e os especialistas comentam que a  oficialização destes processos de autorização torna reais ameaças que já estavam no radar dos bancos tradicionais. Isto porque essas empresas de tecnologia possuem armas poderosas como marcas reconhecidas globalmente e um volume de dados pessoais incomparáveis.

Fonte: http://fintechlab.com.br/index.php/2018/12/28/google-consegue-autorizacao-para-virar-fintech-e-competir-com-bancos-na-europa/

Deixe uma resposta